Sabe como é que se consegue ter uma leitura rápida e dinâmica?
- Ter habilidade técnica mínima compatível com a peça preterida;
- Concentração;
- Realizar uma leitura global sem o instrumento em toda a música;
- Detectar os pontos mais "difíceis" da partitura e entendê-los em sua forma, voltas e repetições;
- Ler sempre um compasso à frente; (Existem músicos que lêem mais de um) Com muita prática você também vai conseguir!
- Ter calma, muita calma.
ORAÇÃO DO MÚSICO!Deus, todo poderoso, que nos destes a vida, os sons da natureza, o dom do ritmo,do compasso e da afinação das notas musicais, dai-me graça de conseguir técnica aprimorada em meu instrumento, a fim de que eu possa exteriorizar meus sentimentos através dos sons… Permita,Senhor,que os sons por mim emitidos sejam capazes de acalmar nossos irmãos pertubados, de curar os doentes e de animar os deprimidos; que sejam brilhantes como as estrelas e suave como o veludo… Permita,Senhor, que todo todo o ser que ouvir o som do meu instrumento sinta-se bem e pressinta a vossa presença!!!
quinta-feira, 31 de maio de 2012
quarta-feira, 30 de maio de 2012
Como Decorar uma Música
Para decorar uma música é preciso primeiro entendê-la. Escute-a, mesmo que você esteja tocando. Solfeje a música antes de tocar, isso é bom e aperfeiçoa a afinação e o ritmo.
terça-feira, 29 de maio de 2012
Exercício do Diafragma
Para exercitar o diafragma e melhorar seu sopro, coloque um guardanapo de papel na parede na altura de sua boca, sopre em direção a ele e não o deixe cair. Faça este exercício em torno de 5 minutos. Não mais que isso.
Notas Longas
Nunca deixe de fazer notas longas. Elas melhoram seu som e, o que é importante, o mantêm. Também conserva a resistência da coluna de ar diafragmática.
POSTURA CORRETA DO SAXOFONISTA
O Aluno deve estar relaxado, os pés devem estar confortavelmente separados, com a cabeça
acima e os ombros para baixo. Este procedimento ajuda na respiração. Os braços devem
ficar um pouco para fora do corpo, com o Saxofone em um ângulo de 45 graus do seu
corpo. Os movimentos dos dedos devem ser discretos, sem digitar com muita força. Se o
aluno estiver movendo seus dedos descontroladamente isto irá dificultar a execução no
instrumento. Só lembrando que o aluno sentado deverá manter a mesma postura.
acima e os ombros para baixo. Este procedimento ajuda na respiração. Os braços devem
ficar um pouco para fora do corpo, com o Saxofone em um ângulo de 45 graus do seu
corpo. Os movimentos dos dedos devem ser discretos, sem digitar com muita força. Se o
aluno estiver movendo seus dedos descontroladamente isto irá dificultar a execução no
instrumento. Só lembrando que o aluno sentado deverá manter a mesma postura.
segunda-feira, 28 de maio de 2012
Estudar e Tocar!!!
Estudar e tocar são ações completamente diferentes. Quando você toca, põe em prática alguns dos resultados que você obteve com seu estudo. Assim, o ato do estudo precede o ato de tocar. Não que não se aprenda tocando, todos aprendem. Mas se você não estudar, não terá o que aplicar quando for tocar e estará impondo limites a si mesmo, ao invés de estar ampliando suas habilidades.
Por outro lado, você só adquire um hábito repetindo ações no dia a dia, o que quer dizer que você só adquirirá o hábito de estudar exercendo o ato de estudar todos os dias. Somente após umas 3 semanas você estará habituado a estudar música. Procure estudar todos os dias, no mesmo horário, começando com 30 minutos/dia e aumentando esse tempo. A regularidade é muito importante. Você pode imaginar o que seria de um jogador de basquete que não praticasse arremessos constantemente?
Portanto, mãos à obra: estude todos os dias que puder, de preferência no mesmo horário. Deixe o fim-de-semana para tocar com os amigos, depois de estudar, é claro. Em pouco tempo, você estará tocando seu saxofone e experimentando o prazer que poucos mortais já sentiram.
Tipos de Saxofone
O saxofone existe em sete tamanhos: sopranino, soprano, contralto ou alto, tenor, barítono, baixo e contrabaixo. O sopranino, o alto, o barítono e o contrabaixo soam em mi bemol, enquanto que o soprano, o tenor e o baixo, soam em si bemol. A maior parte dos saxofones é curva. O soprano, mais comum na forma reta como o clarinete, aparece também na forma curva. Já o sopranino é reto, aproximando-se do tamanho de uma flauta doce contralto.
Os saxofones mais comuns são o soprano, o alto e o tenor. É muito difícil para o iniciante escolher qual saxofone deseja tocar. Nesse caso, recomendo iniciar os estudos com um alto ou tenor, já que são os mais fáceis de encontrar no mercado, e também são mais baratos. Mais adiante, quando já estiver mais familiarizado, o novo músico poderá optar por aquele de sua preferência. Mas é muito comum tocar-se mais de um saxofone, já que todos possuem um mecanismo padrão
domingo, 27 de maio de 2012
Boquilha
BOQUILHA
A boquilha de massa plástica é a mais indicada para os iniciantes, além de possuir um preço mais acessível. Existem boquilhas de metal de excelente qualidade, porém é difícil controlar o som, sendo indicado apenas para músicos experientes.
Além do material, existem grandes variações no formato interno da boquilha, o que altera demasiadamente o som e conseqüentemente a maneira de tocar. Como não existe um padrão entre os fabricantes, cada um usa suas especificações. De uma forma geral duas dimensões são definidas: a altura da abertura (A) e a sua profundidade (B). Quanto maior for o valor de A e menor o de B, mais estridente será seu som e conseqüentemente mais difícil o controle. Por outro lado, as dimensões opostas resultam num som abafado e pequeno, o que nos leva a uma boquilha de dimensões intermediárias.
Os instrumentos costumam vir com boquilhas, e essas em geral são boas para quem está iniciando, mas você pode procurar, com alguns meses de estudo, uma boquilha mais adequada às suas ambições musicais.
sexta-feira, 25 de maio de 2012
Palhetas...
quinta-feira, 24 de maio de 2012
Ornamento ou Floreio?
"Floreio" é uma expressão dos músicos mais antigos... vem do fato de antigamente em ocasiões especiais, usava-se uma flor na Lapela do Terno, ou as mulheres do Chapéu, ou cabelo ... "Flor" um enfeito, um arranjo um Ornamento.
Então, quando vc dá notas a mais para enfeitar uma música, vc está trazendo Ornamentos para ela, ou Floreando.
Materiais do Saxofone
Um saxofone é basicamente dividido em duas partes o todel e o corpo. O todel é removível e encaixado no topo do sax. Na extremidade a cortiça é colocada para facilitar e vedar o encaixe da boquilha. O corpo é feito de liga metálica com postes soldados em seu corpo que servirão de suporte para as chaves que por sua vez levam sapatilhas de couro que vedarão a passagem do som. Os saxofones normalmente passam por um banho para proteção da liga metálica. As rodas também são muito importantes no sax, elas servem para ajudar as chaves a abrirem e fecharem, o que traduzindo significa que influenciara a forma do instrumento ser tocado.
Dica para Saxofonistas
Dica - Higiene Sempre que terminar de tocar, limpe bem o seu instrumento. É bom para ele e é bom também para a sua saúde e higiene. Se por acaso não der para limpá-lo todo, limpe, pelo menos, a boquilha e a palheta. A limpeza pode ser feita simplesmente com uma flanela ou mesmo com um pedaço de pano. Lave e desinfete periodicamente sua boquilha com água, detergente e álcool.
Assinar:
Postagens (Atom)