ORAÇÃO DO MÚSICO!Deus, todo poderoso, que nos destes a vida, os sons da natureza, o dom do ritmo,do compasso e da afinação das notas musicais, dai-me graça de conseguir técnica aprimorada em meu instrumento, a fim de que eu possa exteriorizar meus sentimentos através dos sons… Permita,Senhor,que os sons por mim emitidos sejam capazes de acalmar nossos irmãos pertubados, de curar os doentes e de animar os deprimidos; que sejam brilhantes como as estrelas e suave como o veludo… Permita,Senhor, que todo todo o ser que ouvir o som do meu instrumento sinta-se bem e pressinta a vossa presença!!!


saxallto@gmail.com

domingo, 27 de maio de 2012

Boquilha


BOQUILHA
A boquilha é a peça que se encaixa na ponta do saxofone. É nela que se fixa a palheta. Geralmente é feita de massa plástica, e as vezes de metal, sendo possível encontrá-las em madeira ou acrílico.
A boquilha de massa plástica é a mais indicada para os iniciantes, além de possuir um preço mais acessível. Existem boquilhas de metal de excelente qualidade, porém é difícil controlar o som, sendo indicado apenas para músicos experientes.
Além do material, existem grandes variações no formato interno da boquilha, o que altera demasiadamente o som e conseqüentemente a maneira de tocar. Como não existe um padrão entre os fabricantes, cada um usa suas especificações. De uma forma geral duas dimensões são definidas: a altura da abertura (A) e a sua profundidade (B). Quanto maior for o valor de A e menor o de B, mais estridente será seu som e conseqüentemente mais difícil o controle. Por outro lado, as dimensões opostas resultam num som abafado e pequeno, o que nos leva a uma boquilha de dimensões intermediárias.

Os instrumentos costumam vir com boquilhas, e essas em geral são boas para quem está iniciando, mas você pode procurar, com alguns meses de estudo, uma boquilha mais adequada às suas ambições musicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário