Quando analisamos um clarinete, podemos dividi-lo em
Boquilha: é a parte do instrumento por onde se sopra. Nela, existe uma paleta feita em cana-do-reino. Quando o ar passa, ela começa a vibrar, o que origina o som.
Campânula: trata-se do “amplificador” do instrumento.
Barrilete: é uma parte usada para a afinação do clarinete. Se o instrumento está alto, puxa-se essa parte para cima, se for o contrário, coloca essa parte para baixo. Os barriletes podem ser de vários tamanhos.
Corpo inferior e superior: são nessas partes onde estão instalados as chaves e os buracos onde se toca. O som vai mudando de acordo com a posição dos dedos nas chaves, quando vai abrindo e fechando o certos buracos.
ORAÇÃO DO MÚSICO!Deus, todo poderoso, que nos destes a vida, os sons da natureza, o dom do ritmo,do compasso e da afinação das notas musicais, dai-me graça de conseguir técnica aprimorada em meu instrumento, a fim de que eu possa exteriorizar meus sentimentos através dos sons… Permita,Senhor,que os sons por mim emitidos sejam capazes de acalmar nossos irmãos pertubados, de curar os doentes e de animar os deprimidos; que sejam brilhantes como as estrelas e suave como o veludo… Permita,Senhor, que todo todo o ser que ouvir o som do meu instrumento sinta-se bem e pressinta a vossa presença!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário