Sem dúvida nenhuma, a boquilha é uma grande responsável pelo timbre do saxofonista. Depois da própria embocadura e sopro de cada um, o que mais vai interferir no som do saxofonista é a boquilha que ele usa.
Hoje no mercado, encontramos variadas marcas, com diversos modelos externos e câmaras internas.
- Mas o que realmente vale a pena ao escolher a boquilha ideal?
Para mim, são poucos os aspectos que me fazem definir a boquilha ideal para usar…
Conforto: Quando não se tem conforto ao soprar, muito dificilmente se consegue uma boa execução.
Som: Coloquei o som como segundo item na lista, pois com uma boquilha muito desconfortável, dificilmente se consegue tirar um bom som. Porém, com certeza neste segundo item, há de se considerar que o som melhora cada vez mais com o tempo de uso da boquilha. A tendência é cada vez mais a embocadura se adequar com a boquilha, melhorando o som gradativamente.
Material: Existem boquilhas que depois de algum tempo tocando sem parar, se dilatam demais piorando o som (e ficam parecendo um pato) rs. Fazendo justamente o inverso do que uma boquilha boa faria… Pois a medida que se vai tocando em uma boa boquilha, o processo normal é que o som melhore.
Melhor ainda é quando a boquilha já vem com o som “pronto”… Não é necessário ficar tocando muito com ela para o timbre ficar legal e ao permanecer tocando, que ele melhore mais ainda!
Outros itens também valem a pena serem conferidos na hora de escolher uma boquilha, tais como, acabamento, praticidade (se já vem com abraçadeira inclusa ou não) e o custo/benefício.
Vale a pena ressaltar que a boquilha que é maravilhosa para um, pode não ser tão boa assim para outros. É uma questão de embocadura e gosto. Para cada boca, uma boquilha!
Ao ver que você vai indo bem com uma boquilha, apenas troque se for para algo que de imediato já melhore o seu desempenho. Muitos saxofonistas vivem trocando de boquilha e acabam não criando uma identidade de som, pois estão sempre se adaptando as novas boquilhas.
Mas, se você tem estudado e ainda assim está sentindo muita dificuldade ao tocar, o som e o conforto não está legal. Vale a pena experimentar uma nova boquilha!
Fábio Rabello
ORAÇÃO DO MÚSICO!Deus, todo poderoso, que nos destes a vida, os sons da natureza, o dom do ritmo,do compasso e da afinação das notas musicais, dai-me graça de conseguir técnica aprimorada em meu instrumento, a fim de que eu possa exteriorizar meus sentimentos através dos sons… Permita,Senhor,que os sons por mim emitidos sejam capazes de acalmar nossos irmãos pertubados, de curar os doentes e de animar os deprimidos; que sejam brilhantes como as estrelas e suave como o veludo… Permita,Senhor, que todo todo o ser que ouvir o som do meu instrumento sinta-se bem e pressinta a vossa presença!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário